sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PROJETO DE SISTEMAS PRODUTO-SERVIÇO: HOMEWORKING PARA BAIXA RENDA

Fonte: Equipe Bruno Gomes, Danaê, Giovanni, Gisele

No segundo bimestre da disciplina e Gestão Ambiental do Curso de Design da UP, os estudantes desenvolveram propostas de sistemas produto-serviço voltados à geração de trabalho e renda em bairros das cidades. Foram pesquisadas atividades profissionais comuns nestes locais, como eletricista, representante, manicure, doceira, cabeleireira e outras. O tema do trabalho consistia em utilizar processos e produtos de uma empresa de embalagens, a Embafort, buscando gerar novos negócios para a mesma, mas com a incorporação de outras empresas a um sistema de serviços de locação, leasing e uso compartilhado. Este projeto teve início graças a um projeto de desenvolvimento de habitação popular desenvolvido de forma conjunta entre o Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR e a empresa Embafort.


Fonte: Equipe Ana Cláudia, Talita, Josieli, Vinicius

Após um breve período de estudos teóricos sobre conceitos de inovação social e de sistemas de serviços sustentáveis, e de pesquisa e visita à empresa e seu processo produtivo, foram geradas 12 alternativas de sistemas de serviços, todos prevendo o design de um módulo de trabalho a ser implantado junto às residências ou em terrenos comunitários ou cedidos pelo poder público.

Fonte: acervo pessoal


Os projetos foram apresentados para a empresa Embafort no mês de Julho. Na ocasião, o presidente da empresa elogiou a inciativa, e ressaltou a importância dos estudantes de design proporem alternativas de negócio que tenham por base a sustentabilidade social e ambiental, e ao mesmo tempo pensarem na viabilidade comercial das idéias geradas.

Nenhum comentário: